quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Infelizmente morreu nesta quinta feira Aretha Franklin aos 76 anos. Rainha do soul: divina e inigualável'


A cantora Aretha Franklin faleceu hoje 16/08/2018 de câncer de pâncreas já em estado avançado às 9h50, horário local, em sua casa em Detroit, Michigan..
Aretha já vinnha lutando contra a doença por muitos anos e nas últimas semanas sua saúde piorou e ela veio a falecer nessa quinta feira aos 76 anos de idade.
Numa declaração comovente, sua família a rotulou como "a matriarca e a rocha de nossa família", e disse que sua morte era "um dos momentos mais sombrios de nossas vidas".
Eles agradeceram aos fãs de todo o mundo por sua "compaixão e orações", acrescentando: "Sentimos seu amor por Aretha e isso nos traz conforto ao saber que seu legado continuará vivo."
A cantora - nascida em 25 de março de 1942, em Memphis, Tennessee, filha de pai pregador, pianista e vocalista - cancelou os shows recentes devido a problemas de saúde e mais tarde ficou gravemente doente.

Vários artistas imediatamente após a notícia do falecimento da cantora, lamentaram a perda da lenda do soul, entre eles: Elton John, Barbra Streisand, Paul McCartney, Annie Lennox, Lionel Richie, Carole King e muitos outros. 

Aretha cantou na posse de Barack Obama em 2009. Em 2015 ela levou o presidente as lágrimas com suas performances em Washington. Hoje rapidamente ele e sua esposa emitiram um poderoso tributo a diva. 


"Através de suas composições e musicalidade inigualável, Aretha ajudou a definir a experiência americana ", disseram eles. 

"Com sua voz, nós podíamos sentir toda a nossa história e em todos os tons - nosso poder e nossa dor, nossa escuridão e nossa luz, nossa busca pela redenção e nosso respeito duramente conquistado.
 

"Ela nos ajudou a nos sentir mais conectados uns aos outros, mais esperançosos, mais humanos. E às vezes ela nos ajudou a esquecer de tudo e apenas dançar."


Aretha (Rainha do Soul), se apresentou pela primeira vez em um coral gospel quando criança e na adolescência começou a alcançar fama mundial onde se apresentou por mais de 60 anos.

Outro ex-presidente, Bill Clinton, disse em comunicado conjunto com a esposa Hillary que 
Franklin era "um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos".
Descrevendo-a como "elegante, graciosa e absolutamente intransigente em sua arte", os Clintons continuaram: "Ela será para sempre a Rainha da Alma e muito mais para todos que a conheceram pessoalmente e através de sua música. Nossos corações vão para sua família e seus inúmeros fãs ".


Numerosos outros artistas - incluindo Beyoncé, Jay-Z e Mariah Carey - enviaram seus melhores desejos ao ouvir que ela estava seriamente doente, e depois emitiram seus próprios tributos.

Franklin - que morreu no mesmo dia em que o ícone da música Elvis Presley morreu em 1977 - tinha memoriais improvisados em seu nome nos EUA, incluindo fora do Apollo Theater em Manhattan, Nova York.


Seu álbum de 30 Greatest Hits rapidamente alcançou o primeiro lugar no iTunes, substituindo o novo álbum de Nicki Minaj, e uma lista de músicas de Aretha Franklin também chegou ao topo do Spotify.

Franklin havia anunciado sua aposentadoria parcial no ano passado, com sua performance mais recente no aniversário de 25 anos da Fundação Aids de Sir Elton John, em Nova York.

Chegando à fama na década de 1960, talvez sua música mais conhecida seja a capa do clássico Respect, de Otis Redding, alcançando o número um nos EUA e os dez melhores do Reino Unido.

Ela recebeu sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1979 e foi a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987.


Nomeada a melhor cantora de todos os tempos pela Rolling Stone em 2013, ela recebeu 18 prêmios Grammy ao longo de sua carreira.

Ela gravou centenas de faixas durante sua carreira lendária, conseguindo dezenas de hits e 20 sucessos número um nas paradas de RnB.


Homenagem Blackmarymusic

Junto com Respect, algumas de suas outras faixas mais queridas incluem (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, I Say A Little Prayer and Sisters Are Doin' It For Themselves.

Nenhum comentário: