domingo, 21 de janeiro de 2024

A cantora de soul californiana Marlena Shaw morre aos 81 anos.


Marlena Shaw
ou Marlina Burgess (New Rochelle, 22 de setembro de 1942 – 19 de janeiro de 2024)  Sua família postou um vídeo notificando os fãs sobre seu falecimento esta noite no Facebook. Ela tinha 81 anos. Marlena Shaw era uma figura icônica cuja música durou três gerações e que ainda é uma artista de streaming de destaque mais de quatro décadas após seu pico comercial.

A cantora nova-iorquina iniciou sua carreira em meados da década de 1960 nos clubes de jazz da grande cidade, tocando com o trompetista de jazz Howard McGhee. Mas seu talento como estilista musical tornou-se cada vez mais notável, e ela assinou contrato com a Chess Records de Chicago, para a qual gravou uma série de álbuns que agradaram tanto às comunidades de jazz quanto de R&B.

Foi no início da década de 1970 que Marlena Shaw realmente se tornou uma estrela, sua aparência deslumbrante e voz igualmente deslumbrante conquistando fãs ao redor do mundo e lançando sucessos como "Woman of the Ghetto" e sua canção característica, "California Soul". Este último ainda é reverenciado hoje, com mais de 100 milhões de streams somente no Spotify.

Os vocais sensuais e melosos de Shaw, juntamente com letras socialmente conscientes, cativaram o público da época. E ela levou sua fama a outro nível depois de assinar com a Columbia Records e atingir o top 20 com Sweet Beginnings, de 1977. Na década seguinte, ela também gravou para Verve, Polydor e Concord Jazz, e continuou a lançar álbuns até o início dos anos 2000. Ela também se apresenta regularmente em palcos ao redor do mundo.

No final das contas, Marlena Shaw era uma artista cujo amplo talento a tornava difícil de categorizar, uma cantora que se sentia confortável cantando pop, soul, jazz e praticamente qualquer outra coisa em torno da qual ela envolvesse seu fraseado requintado. Ela fará muita falta.

 Descanse em paz Marlena Shaw minhas condolências e orações para sua família 🙏🏿❤️ #MarlenaShaw


Nenhum comentário: