Zapp (também conhecida como Zapp Band ou Zapp and Roger) foi uma banda americana de soul e funk, formada em 1978 pelos irmãos Roger Troutman, Larry Troutman, Lester Troutman, Tony Troutman e Terry "Zapp" Troutman. Tornaram-se conhecidos na época por hits como "More Bounce to the Ounce", "Dance Floor" e "Computer Love", e foram a inspiração para diversos grupos de G-funk e hip hop, especialmente em sua variante da costa oeste norte-americana, que utilizaram-se das batidas tradicionalmente marcadas com palmas que caracterizavam o estilo de funk da banda, e do uso notável feito por Roger de sua talk box.
História Formado pelos irmãos Roger, Lester, Larry, e Tony Troutman, cresceram em Hamilton, (Ohio - EUA), influenciados principalmente por bandas como Ohio Players e Parliament, entre outros. Tony foi o pioneiro a iniciar-se na vida artística. Unido com seus irmãos Roger nos vocais e violão, Lester na bateria e Larry na percussão montou o Zapp. O grupo contou ainda com os vocalistas Bobby Glover e Jannetta Boyce, tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren. A banda estourou rapidamente e o próprio Bootsy Collins foi contratado para trabalhar com o grupo no primeiro álbum do grupo. Lançado em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Roger trabalhou também com Funkadelic de George Clinton no disco The Electric Spanking of War Babies e lançou seu primeiro álbum solo: The Many Facets of Roger. Seu primeiro grande hit "I Heard It Through the Grapevine", também usando Talk Box no vocal, ganhou disco de ouro. Zapp II, lançado em 1982, provou da mesma maneira o sucesso do primeiro álbum do grupo. O grande hit deste álbum foi Dance Floor. Zapp III, lançado em 1983, só alcançou os Top 40 na parada americana, e o segundo álbum de solo de Roger, The Saga Continues, também foi uma decepção, entretanto a versão dele de "Midnight Hour" foi bem aceita. O “Zapp IV New U” foi ligeiramente melhor em seu lançamento (1985), graças novamente a característica do grupo: talk Box no vocal, mas em 1987, o terceiro álbum solo de Roger, Unlimited!, ainda caracterizou o golpe maior do grupo, "I Want to Be Your Man", que foi um estouro nas paradas R&B. Embora os hits do Roger e do Zapp freqüentassem constantemente as paradas de sucesso na década de 80, a unidade do grupo foi rompida efetivamente em 1991, quando Roger lançou seu LP Bridging the Gap. Roger continuou produzindo e cantando com outros artistas, e foi ele que fez a talk Box de Dr. Dre & 2Pac, Top 10 em 1996 no single "California Love". O álbum 1993, Roger & Zapp collection All the Greatest Hits vendeu bem, e o grupo ganhou seu primeiro disco de platina.
A história do Zapp terminou em tragédia no dia 25 de abril de 1999, quando Roger foi assassinado por Larry que se suicidou em seguida. Nos anos 80, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. O talk Box era um sistema eletrônico acoplado a uma mangueira pelo qual o vocalista cantava. Esse recurso eletrônico alterava a voz que passava pelo teclado de Roger. O Famoso Talk Box é uma caixinha com uma mangueira, era o equipamento responsável por aquela voz distorcida, que fez a banda Zapp famosa mundialmente. Mas não foram eles que inventaram esse recurso. Na verdade, esse equipamento foi desenvolvido para ser um pedal para guitarras. O músico de rock Peter Frampton desenvolveu a técnica, colocando a mangueira na boca e falando através dela. O som ia até a talk Box e depois para sua guitarra, que transformava, produzindo algo até então inédito. A primeira música gravada por Frampton com esse recurso chama-se Show me the way. No final dos anos 70, Roger Troutman (Zapp) começou a fazer experiências com o equipamento, conectando-o a um vocoder e gravou várias músicas com ele nos discos de sua banda da época, chamada Human Body. As músicas da Human Body já apresentavam os ingredientes que fariam sucesso posteriormente, com o Zapp. Como a voz é o elemento principal para a mágica da talk Box acontecer, ninguém consegue produzir um resultado final igual ao de outro músico. O som produzido é bem singular e carrega a marca registrada de quem o produziu. Fonte dessa matéria: Wikipédia
Tudo sobre o grupo Zapp pode ser encontrado na maior comunidade brasileira do cantor.
Um comentário:
Bela Lembrança!!!!
Outro dia comentei no Get'up! ao tocar More Bounce do Zapp, que rapppers como Kanye West (em Stronger)e T-Pain (em tudo q faz) trouxeram de volta o velho vocoder que o Roger usava nos anos 80. Nada se cria......hehehehe.
Parabens pelo Blog.
Lalá Moreira
Postar um comentário