Felton Pilate nasceu em Jackson, Mississippi (Estados Unidos). Seu pai, Felton Pilate Sr., era médico naval. Sua mãe, Benita Akines Pilate, era formada em música e assistente social. Depois de muitas missões militares, a última mudança da família Pilate seria uma mudança para Vallejo, Califórnia. Felton Jr. passou seus anos de formação lá. Felton sabia desde muito jovem que a música seria uma parte importante de sua vida. Ele teve aulas de trompete e piano e aprendeu sozinho a tocar violão e trombone. No colégio, ele criou uma banda e se apresentou localmente, enquanto aprimorava seu ofício.
Michael Cooper, que tinha outra banda local, pediu a Pilate para se juntar a sua banda durante os últimos anos do ensino médio. Este foi o início de sua carreira como membro do Project Soul. A banda pegou a estrada com The Soul Children e se mudou para Memphis, Tennessee. Lá eles conseguiram um contrato com uma gravadora e foram convidados a mudar o nome de Project Soul. A banda escolheu o nome Con Funk Shun. A banda gravou uma série de sucessos nas décadas de 1970 e 1980.[5] Pilatos foi co-produtor e compositor dos álbuns e singles de seu próprio grupo. Ele continuou a se apresentar com Con Funk Shun anos mais tarde.
Como colaborador do rapper MC Hammer, os esforços conjuntos de Pilate com Hammer venderam mais de 30 milhões de álbuns, entre 1986 e 1995. Álbuns incluídos: Feel My Power (1986),[6] Let's Get It Started (1988),[7] Please Hammer Don't Hurt 'Em (1990), Too Legit to Quit (1991) [8] e Inside Out (1995).
Este álbum "Nothing But Love Spoken Here" é para relaxar e sonhar. Especialmente os amantes da música contemporânea adulta, que ao escutá-lo na íntegra, ficarão satisfeitos e poderão escolher sua balada favorita.
Uma agradável surpresa em "Nothing But Love Spoken Here" é a interpretação de Felton da canção "Keeping You To Your Promise", que ele escreveu para os Stylistics que a gravaram em 1996.