sábado, 15 de agosto de 2009

A Tribe Called Quest


Um dos grupos que encabeça aqueles que são considerados como The Native Tongues. O início da carreiro do grupo remonta já ao final da décade de 80, mais precisamente no de 1988, quando Q-Tip, Phife e Ali Shaheed Muhammad decidem formar A Tribe Called Quest.
O primeiro tema da banda foi editado em 1989, dando pelo nome de «Description of a Fool». O single, bem como os evidentes talento e qualidade do grupo, valeram-lhes um contrato com a Jive Records.
Foi preciso esperar apenas um ano para que fosse lançado o primeiro álbum de ATCQ. Com um enorme título, People's Instinctive Travels and the Paths of Rythm, demonstra ao grande público mais um grupo apostado em contrariar o estilo gangsta, que dominava o Rap. Nesse aspecto as comparações a De La Soul são inevitáveis, não só pela positiva postura assumida pelo grupo, como também pelo conteúdo mais consciente das suas letras e o toque de humor, quase, sempre presente. «Can I Kick It?» é um clássico no Hip Hop e foi precedido de «Bonita Applebum» como singles do álbum de estreia do trio.
Em 1991 regressam com mais um rgande álbum, Low End Theory contou também com colaborações de The Last Poets, Diamond D, Lord Jamar, Sadat X e L.O.N.S.. O álbum ofereceu ao ouvinte uma série de boas músicas tais como «Check the Rhime», «Jazz (We've Got The)» e «Scenario».
Midnight Marauders é o trabalho que se segue, o ano era 1993 e o álbum vem cimentar a excelente imagem deixada em Low End Theory, estes são, aliás, os dois álbuns mais aclamados do grupo. Dove, dos De La Soul, foi o único nome convidado para aprticipar em Midnight Marauder. O resultado foi «Award Tour», que se tornou também no primeiro single a ser retirado do trabalho. Seguir-se-iam «Electric >Relaxation» e «Oh My God».
A Tribe Called Quest regressam em 1996 com Beats, Rhymes & Life. Este álbum demonstra uma quebra, a nível de êxito da banda, e inícia a fase menos boa da carreira dos ATCQ. O único single do álbum foi «Stressed Out», com a participação de Faith Evans. Para além desta estiveram ainda no álbum Tammy Lucas, no magnífico 1nce Again, e Consequence, que deu a voz em 5 temas.
O último álbum de originais do grupo foi lançado já lá vão oito anos. Assim, em 1998, The Love Movement, marca o fim de carreira de um dos mais importantes colectivos da história do Rap, que tanto influenciaram o movimento no início da década de 90 e que foram capazes de desenvolver um estilo que ombreava com o gangsta rap. Em The Love Movement podemos ainda ouvir Busta Rhymes, Redman, Noreaga, D-Life, Jane Doe, Mos Def, Punch & Words e os Leaders of the New School.
Q-Tip, Phife e Ali Shaheed Muhammad decidem então dedicar-se às suas carreiras a solo, tendo já todos editado trabalho. Posteriormente foram ainda editados Anthology, em 1999, e Hits, Rarities & Remixes, em 2003, tudo pela Jive Records. Os títulos dos álbuns indicam, literalmente, o seu conteúdo.
Discografia
People's Instinctive Travels and the Paths of Rhythm (1990)
The Low End Theory (1991)
Midnight Marauders (1993)
Beats, Rhymes and Life (1996)
The Love Movement (1998)
Anthology (1999)
Hits, Rarities & Remixes (2003)

Fonte: http://webmusix.net/



Nenhum comentário: