sábado, 8 de agosto de 2009

Lauryn Hill

Lauryn Hill em 13 de maio de 1975 e cresceu na cidade de South Orange, em New Jersey. Desde criança, Hill cantava e fazia pequenas participações em programas de televisão e filmes (entre eles, Mudança de Hábito II). Seu envolvimento com o grupo de rap e rhythm & blues Fugees começou aos 13 anos. Mas no começo era constantemente interrompido pelos compromissos como atriz e os estudos (Hill estudou na Columbia University, em Nova Iorque). 
Depois de ganharem certa popularidade na região, os Fugees lançaram Blunted on Reality (1994), que acabou sendo um fracasso e quase causou um rompimento entre Hill e seus companheiros Wyclef Jean e Prakazrel Michel (ou simplesmente Pras). No entanto, com o lançamento de The Score, dois anos depois, os Fugees atingiram sucesso mundial, emplacando vários hits, entre eles "Killing Me Sofly With His Song" (cover de Roberta Flack) e "No Woman, No Cry" (cover de Bob Marley).
Mas a consagração de Lauryn Hill não teve tanto a ver com o Fugees. Seu primeiro disco solo, The Miseducation of Lauryn Hill (1998), reinou nas paradas americanas durante quase todo o ano de seu lançamento. Além disso, garantiu a Hill onze indicações no prêmio Grammy de 1999, feito jamais alcançado por uma cantora. Hill levou cinco, entre eles o de Álbum do Ano e Melhor Cantora do Ano. O disco, uma mistura de rap, soul, reggae e rhythm & blues, também rendeu uma turnê ao lado dos rappers do Outkast. 
Com todo o sucesso de The Miseducation of Lauryn Hill, o futuro dos Fugees começou a ser questionado. As brigas internas que tomavam conta do grupo passaram a ser de conhecimento público, mas os integrantes, incluindo Hill, sempre reafirmaram sua união.

O sucesso no mundo da música, veio em 1996, quando a ela fazia parte do trio Fugees. Uma versão para o clássico “Killing Me Softly” estourou nas rádios e atraiu a atenção de toda a mídia para sua bela voz. O Fugges vendeu aproximadamente 20 milhões de discos até que Lauryn, aos 21 anos, decidiu fazer uma pausa em sua carreira, pois estava grávida.

Lauryn Hill fundou uma instituição The Refugee Camp Youth Project, que tem como objetivo melhorar a vida das crianças que vivem na periferia e criar condições para elas se desenvolverem.

24/08/2007 Membro dos Fugees diz não suportar Lauryn Hill 

O rapper Pras, um dos integrantes do Fugees, rejeita a hipótese de voltar a trabalhar com Lauryn Hill. Ele justifica a recusa por conta da personalidade da cantora. 

Ao comentar a possibilidade de trabalhar novamente com a cantora ao site Allhiphop.com, Pras foi irônico: "Quanto a eu voltar a trabalhar com a Lauryn Hill, há maiores possibilidades de o Osama Bin Laden e o (George W.) Bush tomarem café no Starbucks enquanto discutem política externa." 
Sobre a personalidade de Lauryn, Pras acredita não haver mais solução: "neste momento acredito mesmo que seria necessário um ato de Deus para mudá-la, porque ela já ultrapassou os limites". 
O rapper, que também trabalha como ator, tem um novo álbum (Experience) e um documentário (Skid Row) para lançar. 

Entre os comentários que rodeiam o comportamento de Lauryn Hill, um deles chama atenção: há quem diga que ela obriga todos que trabalham com ela a chamarem-na por "Miss Hill". 

DVD Lauryn Hill - MTV Unplugged Nº 2.0
Show acústico no estúdio da MTV.
Faixas:
1. Program Start
2. Mr. Intentional
3. Adam Lives In Theory
4. Oh Jerusalem
5. War In The Mind
6. I Find It Hard To Say (Rebel)
7. Water
8. Just Want You Around
9. I Gotta Find Peace Of Mind
10. Mystery Of Iniquity
11. I Get Out
12. I Remember
13. So Much Things To Say
14. The Conquering Lion
15. Credits

1. Program Start 
2. Mr. Intentional 
3. Adam Lives In Theory 
4. Oh Jerusalem 
5. War In The Mind 
6. I Find It Hard To Say (Rebel) 
7. Water 
8. Just Want You Around 
9. I Gotta Find Peace Of Mind 
10. Mystery Of Iniquity 
11. I Get Out 
12. I Remember 
13. So Much Things To Say 
14. The Conquering Lion 
15. Credits 

Lauryn Hill que no próximo ano comemora 10 anos do lançamento de seu único trabalho solo, “The Miseducation of Lauryn Hill”, parece estar aos poucos deixando a semi-reclusão.
Segundo o site da MTV dos EUA, a moça estaria voltando a freqüentar estúdios de gravação para preparar o sucessor de seu elogiado trabalho pós-Fugees. Ela teria ainda algumas canções inéditas na manga, que poderiam finalmente ver a luz do dia. Mas, infelizmente, nada de datas até aqui.
De concreto mesmo, só a faixa “Lose Myself”, que foi composta para a animação “Surf´s Up” (porcamente intitulada de “Tá Dando Onda” no Brasil). Essa música não deve entrar num futuro disco da cantora.
Hill, que recentemente tocou no Brasil, assinou também para se apresentar em alguns festivais pelo mundo. Ela tem datas agendadas na Arábia Saudita, Turquia, Holanda e para uma apresentação em memória de Martin Luther King em Nova York. MTV 

Lauryn Hill é vaiada após três horas de atraso no Rio
O horário marcado no ingresso era 22h, mas ao chegar ao Vivo Rio, neste sábado, o público encontrava um cartaz avisando que o show começaria meia-noite. Esse foi o começo de uma longa noite para quem pagou até R$ 180 para assistir ao show da musa do hip hop Lauryn Hill.
O atraso, que já havia acontecido na apresentação de São Paulo, causou uma reação mais irritada da platéia carioca. Após um longo set comandado por um DJ, a demora de Lauryn, que subiu ao palco após 0h30, fez com que muitas vaias e um coro ofensivo fosse entoado.
Antes de entrar no palco, Lauryn Hill foi anunciada por uma pessoa da produção, que agradeceu a paciência de todos e avisou que o atraso era porque a cantora não estava se sentindo muito bem e sua voz não estava 100%. Foi a senha para mais vaias.
O show começou com longas passagens instrumentais e intermináveis intervalos entre os números, o que causou mais vaias. Mas a cantora merece nota dez pela sua disposição e profissionalismo, mesmo com a voz bem abaixo do padrão.
How Many Mics, Fu-Gee-La, Zealots, Ready Or Not e Killing Me Softly levantaram o Vivo Rio e fizeram todos esquecerem dos atrasos e dançarem.
Para terminar o show, ela cantou uma música nova - Loose Myself - e fez uma emocionante versão à capela da mesma canção.
Antes do final, porém, muita gente foi embora do lugar. Alguns nem esperaram o início da apresentação e outros saíram na metade. 17/06/2007 

Nenhum comentário: