domingo, 26 de abril de 2009

Carreira Solo

Em 1978, Michael co-estrelou The Wiz no papel do espantalho com sua companheira de gravadora, Diana Ross, como Dorothy. As canções do filme foram arranjadas e produzidas por Quincy Jones, que tinha simpatia por Michael. Após assinar o contrato com a Epic em 1978, Michael trabalhou com Quincy em muitos álbuns.


Off the Wall
Michael começou a gravar Off the Wall durante a primavera norte-americana de 1979. Com a produção de Quincy Jones, Jackson selecionou dez canções que deram forma ao primeiro álbum solo lançado por ele em idade adulta. Off The Wall causou furor entre o público e a mídia especializada. A mistura de black music e disco do álbum tornou-se

referência nos anos que se seguiram. Michael ganhou seu primeiro Grammy com o compacto de "Don′t Stop ′Til You Get Enough", uma canção escrita e produzida por ele. Foram dois anos de constante exposição no rádio e na televisão. Foi a primeira vez que um artista colocou quatro canções de um mesmo álbum entre as dez mais tocadas tanto no Reino Unido quando nos Estados Unidos. Em 1980, Off The Wall já era o álbum de black music mais vendido da história. Os números chegam, atualmente, a 25[carece de fontes] milhões de cópias.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe.


Em 1979 durante um ensaio, Jackson caiu e quebrou o nariz, sendo obrigado a operar o nariz. Sua primeira rinoplastia não foi um completo sucesso, e Jackson reclamou de dificuldades respiratórias que afetavam sua carreira. Ele foi submetido ao Dr. Steven Hoefflin, que realizou a segunda rinoplastia de Jackson e outras subseqüentes operações.
Depois de lançar mais um disco com os Jacksons em setembro de 1980 e cumprir uma apertada agenda de divulgação que incluía especiais no rádio e uma seqüência de 39 espetáculos pelos Estados Unidos, Michael tinha pouco tempo para gravar o álbum que sucederia Off The Wall. Ainda assim, aceitou um convite do cineasta Steven Spielberg para narrar a história do filme E.T., O Extraterrestre (1982) em um disco que ainda incluiria a canção inédita "Someone In The Dark".
Jackson resolveu trabalhar nos dois projetos simultaneamente, o que gerou desconforto na Sony Music. O disco narrado por Michael seria distribuído pela MCA Records no mesmo mês em que a gravadora tinha agendado o lançamento de Thriller. A Sony Music entrou na Justiça e conseguiu cancelar o projeto. Enquanto isso, Jackson concluiu as gravações de Thriller. O álbum foi finalizado em seis meses e lançado em novembro de 1982, depois de vários adiamentos.









A vida pessoal não podemos esquecer do legado deixado por ele nas décadas de 70 e 80. Suas influências no modo de cantar e seus videoclipes são referências dos atuais astros pop. Britney Spears, Chris Brown, Justin Timberlake, apenas para falar dos mais óbvios, e todos aqueles que dançarem à frente de um batalhão com a mesma coreografia estarão sempre a revisitar a criação de Jackson.





Em 1996 Michael assume um caso com a enfermeira Deborah rove com quem teve seus dois primeiros filhos, Prince Michel Jr (1997) e Paris Michael Katherine (1998). Novamente cercado por boatos o casamento acaba em 1999. Anos mais tarde, em 2001, o cantor tem seu terceiro filho, Prince Michael II, que ainda bebê foi pendurado pelo pai do lado de fora de uma sacada com uma fralda na cabeça.








Em 1994 o rei do pop casa-se com a filha do rei do rock, Priscila Presley, com 26 anos

. Os dois gravaram juntos o clipe I Just Can′t Stop Loving You onde os dois encenam cenas de amor seminus em um palácio. Com a união do casal a fortuna de um provável filho estaria estimada em cem milhões de
dólares. Boatos sobre o casamento de aparência para reverter a imagem do cantor, abalada por suas esquisitices circulavam aos quatro cantos. Em 1996, os dois se separaram.




Com o prestigio abalado pelo clareamento da pele e pelas primeiras acusações de pedofilia, Michael Jackson vem ao Brasil e grava a engajada They Don´t Care About Us no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. O astro também viajou à Bahia para gravar cenas para o clipe da mesma canção. Na ocasião, uma multidão acompanhou a gravação do cantor com participação do Olodum. Uma baiana agarrou Michael e chegou a dar um depoimento da maquiagem do cantor que ficou em sua pele.

O álbum Bad foi um dos últimos a trazer na capa a imagem do cantor ainda sem deformações. O hit

levou o disco a vender 25 milhões de cópias. Na época falava-se muito do acidente na gravação do comercial da Pepsi, ocorrido em 1984 quando o cantor queimou o cabeça. Após o lançamento de Bad, ele lançou Moonwalker, nome dado em alusão ao passo de dança do cantor no qual ele anda para trás.


Com o lançamento do álbum Thriller , Michael abre o caminho dos artistas negros na MTV com o seu curta-metragem vanguardista, repleto de monstros, coreografias, suspense, romance e terror, produzido pelo cineasta John Landis, que mais tarde dirigiria Black or White. Entra no livro dos recordes como o disco mais vendido, ganha 8 estatuetas do Grammy, 7 American Music Award, 9 meses na primeira posição dos discos mais vendidos nos EUA e massificação da música nas rádios e TV. São deste disco, os top hits da Billboard Billie Jean e Beat it.


O disco Off The Wall, produzido por Quincy Jones em 1979, eleva a carreira de Michael Jackson ao estrelato. Seus clipes e sua dança começam a magnetizar a massa. Rock With You traz os trejeitos que são sua marca registrada até hoje.


O talento de Michael destoou dos irmãos e logo o caçula de voz aguda ganhou destaque na mídia e a simpatia do público. Em 1970, ele começou a se apresentar sozinho, paralelo
aos shows que fazia com o Jackson´s Five. De cabelo black-power era chamado de menino-prodígio e já sentia enorme pressão interna da família e externa dos críticos.


Noticias da Morte do Rei do Pop

Nenhum comentário: